Uma nova captação de órgãos e tecidos da Santa Casa de Campo Grande foram doados para cinco pessoas do Brasil. A nova oportunidade de vida acontece após a doação de órgãos de uma paciente que estava internada no hospital, não resistiu e faleceu na segunda-feira (21).
Esta foi a 19ª captação do OPO (Organização de Procura de Órgãos). Foram captados os rins, fígado e córneas. De acordo com a unidade, a paciente de 46 anos evoluiu para morte encefálica, após uma hemorragia cerebral e sem sucesso ao tratamento cirúrgico de reversão do caso devido à gravidade.
Em seguida, a família autorizou a doação para pessoas na fila de transplante. O fígado foi levado pela equipe de especialistas para Brasília, já ambos os rins, depois de captados pela equipe de Urologia da Santa Casa, foram encaminhados para o estado de São Paulo. Apenas os tecidos ficaram no hospital para serem usados no tratamento de pacientes.
Transporte em tempo
O transporte contou com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), com logística das equipes e dos órgãos para serem transplantados em tempo nos pacientes, que aguardavam por esta chance de uma nova qualidade de vida.
Segundo os dados levantados pela OPO Santa Casa, as 19 doações feitas desde o início deste ano proporcionaram a captação de vinte rins, seis fígados e um coração. “A gente procura fazer o acolhimento da família desde a entrada do paciente, de forma a oferecer a essa família amparo e ajuda para passar por todo esse processo, a entender o que é a morte encefálica e a trabalhar este momento difícil e de luto que estão vivendo”, disse Patrícia Berg, médica coordenadora da OPO.