22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 13 maio, 2024

Cadê o passarinho azul? Musk substitui tradicional logo do Twitter por um ‘X’; entenda

Dono do Twitter e sua nova diretora-executiva afirmaram que a rede social será focada no comércio online, serviços bancários e pagamentos: ‘X nos conectará de maneiras que apenas começamos a imaginar’

Os usuários do Twitter que já acessaram suas contas nesta segunda-feira, 24, perceberam uma grande mudança na plataforma: o logotipo. A empresa, conhecida mundialmente por seu passarinho azul, agora tem como identidade um X branco com o fundo preto. Essa mudança faz parte da reformulação mais ampla da rede social. A transição ainda passa por algumas instabilidades, visto que algumas pessoas ainda seguem com o passarinho como logo e a URL permanece como ‘twitter.com’, bem como o botão azul de ‘Tweet’. No final de semana, quando anunciou a alteração, o dono do Twitter, Elon Musk, e sua nova diretora-executiva, Linda Yaccarino, afirmaram que a rede social será focada no comércio online, serviços bancários e pagamentos. “E em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os pássaros”, disse o magnata em sua conta na plataforma. O empresário também alterou sua foto de perfil com o novo logo, o qual descreveu como “art deco minimalista”. “Se um logotipo X bom o suficiente for postado hoje à noite, iremos ao ar mundialmente amanhã”, acrescentou.

Fundado em 2006, o Twitter utilizava o ícone de um pássaro azul claro desde sua criação, quando a empresa comprou o desenho por US$ 15 (R$ 71,92), de acordo com o site de design Creative Bloq. Yaccarino, executiva de vendas de anúncios da NBCUniversal, recrutada por Musk no mês passado, disse que a rede social está prestes a multiplicar seu alcance. “Potencializada com a IA (Inteligência Artificial), X nos conectará de maneiras que apenas começamos a imaginar”, afirmou a diretora-executiva no domingo. 23. Desde que Musk comprou o aplicativo por US$ 44 bilhões (aproximadamente R$ 211 bilhões) em outubro de 2022, a plataforma perdeu quase metade de sua receita publicitária, já que os anunciantes que se opuseram às demissões em massa destruíram a moderação de conteúdo e o estilo de gerenciamento de Musk. A resposta do proprietário foi introduzir serviços pagos na plataforma para obter novas receitas.

O fundador da Tesla, de 52 anos, disse anteriormente que sua aquisição do Twitter no ano passado foi “um acelerador para criar o X, o aplicativo para tudo”, uma referência à empresa X.com que ele fundou em 1999, cuja versão posterior se tornou o PayPal. Musk já renomeou a empresa controladora do Twitter como X Corporation. O bilionário lançou neste ano uma empresa de inteligência artificial para a qual também usou a letra X ao chamá-la de “xAI”. Estima-se que o Twitter tenha cerca de 200 milhões de usuários ativos diariamente, mas a rede social sofreu repetidas falhas técnicas nos últimos tempos. Desde que Musk comprou a plataforma, muitos usuários e anunciantes têm criticado a cobrança por serviços que eram gratuitos, bem como o retorno de contas de direita que haviam sido banidas. No início de julho, a Meta, controladora do Facebook, lançou sua própria rede social focada em texto, a Threads. Segundo estimativas, o novo aplicativo conta com cerca de 150 milhões de usuários, no entanto, o tempo de uso das contas ativas caiu nas últimas semanas, de acordo com dados da empresa Sensor Tower.

*Com informações das agências internacionais 

Ogg Ibrahim
Ogg Ibrahimhttp://oggibrahim.com.br
Jornalista com 34 anos de profissão, ex-repórter nacional da Rede Record, Mestre de Cerimônias, radialista e Palestrante, Produtor de vídeos e CEO na Talk Soluções em Comunicação.

RELACIONADOS

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
5,676SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

MAIS LIDAS