Alguém ja reparou no tamanho das embalagens de biscoitos e bolachas de uns anos pra cá? Algum consumidor já comparou a foto de uma barra de Chokito antiga com a atual? E o Bis, perceberam o quanto ele é bem menor hoje do que tempos atrás? Pois é meus amigos, as embalagens de produtos estão diminuindo de tamanho, cada vez mais, só que os preços continuam aumentando.
Na verdade o que temos passado há muito tempo e nao estamos percebendo direito é a diminuição da qualidade e quantidade de vários produtos que consumimos costumeiramente.
Uma pessoa que me despertou a atenção para esse fato foi minha esposa. Outro dia ela me disse que o sabão líquido que ela usa para lavar roupas não tem mais a mesma eficiência. “Faz muito menos espuma e não limpa direito”, me disse ela mostrando uma camiseta branca que continuava com manchas de sujeira. E não venham me dizer que o fato de “fazer menos espuma” é uma questão tecnológica e avanço do produto porque a prática diária mostra que o ele – de uma marca das mais consumidas – perdeu qualidade.
Mas porque isso? Muita industrias, no afã de reduzir o custo de produção de seus produtos, sem ter que mexer no preço, acabam mexendo em suas fórmula originais, tirando ou reduzindo uma ou outra substância. No caso dos sabões líquidos é perceptível a sua redução de eficiência. Já em embalagens de alimentos, dimiui-se o recheio, o tamanho e a quantidade (quando em muitas unidades no pacote). Há casos também em que se percebe um abuso, pois não vejo outra forma de chamar a situação: a pouca quantidade de conteúdo para uma embalagem desproporcional ao que contém. Vide um saco de Doritos de 300gr que tem menos da metade de salgadinhos que sua embalagem acomodaria. Talvez para passar a impressão de que o saco maior tem mais conteúdo – mero engano.
Mas o pior de tudo mesmo é o aumento considerável de preços em relação a diminuição de tamanho. Vale a lei do “quanto menor melhor, porque lucramos mais”. As caixas de bombons são um exemplo clássico – elas já pesaram meio quilo e, agora, são metade disso. Mas elas não são o único item que diminuiu de tamanho e permaneceu com o mesmo preço ou ficou ainda mais caro. Molho de tomate, salgadinhos e até paçoquinha, tudo isso diminuiu de tamanho no carrinho, pegando consumidores desavisados de surpresa e gerando revolta em quem percebe a diminuição. E o pior é que pouca gente percebe ou não se importa com isso.
É uma forma de enganar o consumidor que está acostumado a uma determinada marca e nem presta atenção na mudança. Muita gente não repara no aviso de “Nova Embalagem”, que traz peso ou quantidade menores, a não ser quando pega o produto e acha estranho que esteja menor.
As marcas são obrigadas, por lei, a informar a diminuição, inclusive com a porcentagem reduzida, “de forma ostensiva” na embalagem durante pelo menos três meses, sob risco de multa. A portaria federal de 2002 que estipula essa medida, entretanto, não deixa claro o tamanho que o aviso precisa ocupar no produto e, por isso, os avisos, passam despercebidos pelos consumidores mais distraídos.
O fabricante diminui a gramatura e aumenta o preço, até para o supermercado. É uma desonestidade o que a indústria vem fazendo para minimizar os seus custos.
Salgadinhos Ruffles:
De 84g, para 76g. Redução de 9,5%.
Sabonete Daily Care Johnson&Johnson
De 90g para 80g. Redução de 11,2%.
Molho de tomate Pomarola
De 340g para 320g, Redução de 5,9%.
Biscoito Nesfit
De 200g para 160g, Redução de 20%.
Barra de chocolate Special Dark Hershey’s
De 100g para 85g, redução de 15%.
ATENÇÃO: As embalagens de ovo também estão menores no mercado. Tradicionalmente vendidas com 30 ou 12 unidades, agora é comum encontrar opções de 20 e 10 unidades.
Fontes: Amazon; Americanas.
(com informações do Portal O Tempo/MG)