(Foto: Divulgação Revista Oeste)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia nesta quarta-feira, 8, o pedido de uso emergencial do medicamento Sotrovimab. O anticorpo monoclonal é um candidato potencial no enfrentamento do novo coronavírus. A reunião da diretoria está prevista para 13h. O pedido foi apresentado pela fabricante GlaxoSmithKline, no dia 19 de julho.
O medicamento ainda não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil. Segundo a Anvisa, a análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos. Caso seja autorizado, a autarquia vai definir os procedimentos para o consumo do remédio.
Uso
O Sotrovimab já é utilizado nos Estados Unidos desde maio deste ano. A fabricante informou que a droga se mostrou eficaz contra todas as variantes do novo coronavírus. O tratamento precoce com o remédio reduziu em 85% as internações por covid-19, informaram estudos da desenvolvedora. Apenas pessoas a partir de 12 anos podem tomar o Sotrovimab.