24.8 C
Campo Grande
sábado, 12 abril, 2025

Justiça determina que governo recontrate cubanos do programa Mais Médicos

Uma decisão do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determina que o governo federal recontrate profissionais cubanos que participaram do programa Mais Médicos. A informação foi revelada neste sábado (28) pela CNN Brasil.

Os médicos representados pela entidade retornaram a Cuba depois que o país caribenho interrompeu o contrato com o Brasil como reação a declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro (PL) de que iria rever as regras do programa. Ao todo, 1.789 profissionais que integravam a 20ª turma do Mais Médicos devem ser recontratados.

A decisão de Pires Brandão atende pedido apresentado pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas. Segundo a CNN, o  desembargador entendeu que a liberação é tão importante para os médicos cubanos que terão de ser recontratados, quanto para a saúde pública brasileira, especialmente de regiões de mais difícil acesso.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia manifestado interesse de retomar o programa Mais Médicos, o que deve ser acelerado com a decisão judicial. O programa destina efetivo médico para áreas mais vulneráveis do país, onde há dificuldade para contratação de profissionais.

“Há um outro fato a recomendar esta urgente medida judicial. O Programa Mais Médicos para o Brasil permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena Yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, cita o desembargador na decisão.

Com informações de: Gazeta do Povo

Ogg Ibrahim
Ogg Ibrahimhttp://oggibrahim.com.br
Jornalista com 34 anos de profissão, ex-repórter nacional da Rede Record, Mestre de Cerimônias, radialista e Palestrante, Produtor de vídeos e CEO na Talk Soluções em Comunicação.

RELACIONADOS

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
5,676SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

MAIS LIDAS