De acordo com dados da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), são 47 obras de pavimentação e 13 de restauração em rodovias que já iniciaram os trabalhos. Elas juntas chegam a R$ 2,1 bilhões.
Muitas obras foram definidas pelo programa “Governo Presente”, onde o governador Reinaldo Azambuja ouviu os prefeitos e lideranças de cada município, antes de definir o pacote de obras em cada região. Na pavimentação de rodovias está sendo investido R$ 1,7 bilhão em obras que estão em andamento, em 1.012,38 Km.
“Estamos com todos os contratos validados e bem feitos. Recuperamos a capacidade do Estado de poder investir cada vez mais. Mato Grosso do Sul nunca teve tanta condição de fazer obras viárias e civis. Então, o que nos pressiona é poder entregar cada vez mais investimentos para as pessoas”, afirmou o governador.
Região de fronteira
Na região fronteiriça temos a esperada “Rodovia Sul-Fronteira”, que tem a intenção de “encurtar” caminhos e levar o desenvolvimento para toda a região. Entre as obras está a pavimentação da MS-165, que liga Coronel Sapucaia e Paranhos, no valor de R$ 57,8 milhões.
“O Estado só cresce se os municípios crescerem juntos, todo este investimento na região de fronteira, como a Rodovia Sul-Fronteira, mostra a presença do governo na região. Aproximando e interiorizando os investimentos. Assim encurta os caminhos para as cidades, aldeias e assentamentos, abrindo um novo horizonte”, descreveu o governador.
Em Ponta Porã segue o asfalto de 35,40 km da MS-270, que passa pelo Copo Sujo e Cabeceira do Apa. Já na MS-382, está sendo pavimentado 39,50 km que vai de Guia Lopes da Laguna até Ponta Porã, no valor de R$ 74,9 milhões. Na MS-378 são mais 36,20 km passando pelos municípios de Ponta Porã, Laguna Carapã e Caarapó, no valor de R$ 73,3 milhões.
Na MS-166 são mais R$ 31,8 milhões na pavimentação da rodovia, que passa pela Cabeceira do Apa e o município de Antônio João. Ainda tem 42 km a ser asfaltado na MS-379, de Laguna Carapã e Aral Moreira, investimento de R$ 70,1 milhões. Assim como a MS-386, entre Iguatemi a Japorã (R$ 60, 8 milhões).
Rota do turismo
Para fortalecer o turismo do Estado, está em andamento a continuação da pavimentação da “Rodovia do Turismo”, em Bonito, que se trata de 9,73 km, e um investimento de R$ 28,2 milhões.
“Cartão postal e referência no ecoturismo mundial, Bonito recebe uma atenção especial desde o início do nosso governo, dentro de um projeto de integração dos destinos turístico”, ressaltou Reinaldo Azambuja.
Ainda em Bonito, a pavimentação da MS-345 foi dividida em quatro lotes, que juntas somam 94,78 km, em um investimento superior a R$ 212 milhões. A região ainda dispõe da obra na MS-382, em Guia Lopes da Laguna, que vai levar asfalto em um trecho de 37,72 km, com custo de R$ 78,2 milhões.
Para contribuir com o acesso a pontos turísticos, está sendo pavimentada a MS-427, no valor de R$ 10,5 milhões, que dá acesso ao Balneário de Sete Quedas, no município de Rio Verde. Para o distrito de Cachoeirão são mais 5km de asfalto, em trecho do entroncamento com a BR-262.
Desenvolvimento regional
Com a construção da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, que terá um investimento de R$ 14,7 bilhões, a região vai ter uma evolução no seu desenvolvimento econômico, com geração de emprego, renda e novas oportunidades. Para isto o Governo do Estado investe na infraestrutura e logística na região.
A pavimentação de 111 km da rodovia MS-338, que passa por Ribas do Rio Pardo e Camapuã, terá um investimento de R$ 221 milhões. Já na MS-357 são mais 12,18 km de asfalto (R$ 22,9 milhões). Para acesso ao polo industrial de Ribas o investimento chega a R$ 10,1 milhões.
“A cidade (Ribas do Rio Pardo) vive um momento importante e nós temos uma história de investimentos na infraestrutura da cidade. Vamos cumprir nossa parte, em investimentos em diferentes setores, como na infraestrutura e logística, para atender a demanda”, descreveu o governador.
Na região de Maracaju já teve início as obras na MS-162, que serão divididas em dois lotes, a primeira de 30,8 km, no valor de R$ 48,5 milhões, começando no entroncamento da BR-267 com a MS-162, e a segunda, que tem mais 24,92 km, seguindo até a MS-270 (Placa do Abadio), próximo aos municípios de Dourados e Itaporã, no valor de R$ 50 milhões.
Na MS-166 são mais R$ 49,2 milhões para pavimentação de um trecho de 37,53 km (Maracaju). Em Caarapó são mais R$ 99,4 milhões para pavimentar 57,71 km da MS-278, em uma obra dividida em dois lotes, sendo que a primeira etapa passa por Fátima do Sul.
Em outra frente seguem as obras no Capão Seco (R$ 27,9 milhões), Ponte do Grego (MS-352), que tem investimento de R$ 65 milhões, assim como o asfalto de 11,48 km da MS-10, que liga Rochedinho ao quilombo de Furnas do Dionísio. Esta obra vai fomentar a economia e turismo da região.
Além da pavimentação, o Governo do Estado também continua com 13 obras de restauração de rodovia, em um investimento de R$ 330,8 milhões. Entre elas está a MS-156, MS-276, MS-180, MS-157, MS-162, MS-382, MS-286, MS-475, MS-384, MS-178 e MS-165.