(Foto: Tom Fisk - Pexels)

MS soma 6,3 bilhões de dólares em exportação de soja, carne e celulose

Mato Grosso do Sul acumula, de janeiro a novembro, 6,3 bilhões de dólares em exportação, valor superior aos 5,4 bilhões de dólares do mesmo período do ano passado. Soja, celulose, carnes bovina e de aves e o minério de ferro foram os que mais contribuíram para o resultado.

Os números foram divulgados na Carta de Conjuntura do Setor Externo da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). De acordo com a publicação, o superávit da balança comercial do Estado foi de 3 bilhões de dólares entre os 11 primeiros meses do ano, crescimento de 8,07% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na pauta de exportações, o principal item foi soja, que apresentou crescimento de 37,33% de janeiro a novembro de 2021. A celulose caiu 11,67% em termos de valor e de 10,11% em volume no acumulado de janeiro a novembro de 2020. Os demais destaques foram a carne bovina (17,75%), as carnes de aves (32,75%), os óleos e gorduras vegetais e animais (59,22%) e o minério de ferro (141,24%).

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas externas para a China representaram 46,5% das exportações, similar aos 46,57% verificados nos mesmos meses do ano passado, porém com valores 15,71% maiores devido à variação cambial. Em igual período, participação dos Estados Unidos nas exportações de Mato Grosso do Sul passou de 4,16% para 5,9%, tornando o mercado norte-americano o segundo destino do comércio exterior do Estado.

(com informações do Portal MS)

%d blogueiros gostam disto: