(Imagem: ilustração)

Descargas elétricas matam animais em MS durante tempestade

Mato Grosso do Sul somou neste fim de semana 951.989 descargas elétricas, durante as tempestades que atingiram várias cidades do Estado entre sábado e domingo, causando alagamentos, enxurradas e várias estragos, além de deixar Ponta Porã sem energia elétrica.

Os dados que apontam quase 1 milhão de descargas elétricas ocasionadas pelas chuvas, os populares raios, foram divulgados pela Energisa – concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na maior parte de Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme a Energisa, os municípios da região sul do Estado, mais fortemente atingidos pela tempestade, são foco da concessionária para o restabelecimento total da energia. As equipes trabalham de forma ininterrupta desde a tarde de sábado.

Enquanto que no interior o temporal ocorreu durante à tarde e noite, em Campo Grande, a forte chuva chegou já na madrugada, acompanhada de descargas elétricas e ventos intensos que causaram quedas pontuais de energia elétrica, além de alagamentos em locais como a Rua Paulo Coelho Machado e Avenida Guaicurus.

Animais eletrocultados

A tempestade que atingiu todo Mato Grosso do Sul deixou 51 animais mortos na fazenda Ilha Grande, em Eldorado. O incidente aconteceu após um fio energizado se romper e cair em uma cerca, onde estavam 49 bois e dois cavalos.

De acordo com a vereadora Daiane Lacerda, filha do proprietário da fazenda, Antonio Vicente Lacerda, o advogado da fazenda irá entrar com uma ação para ressarcimento. Ainda de acordo com Daiane, ainda não foi contabilizado o prejuízo, mas ela acredita que seja em torno de R$ 100 mil.

O prefeito Aguinaldo dos Santos (Patriota) estuda decretar situação de emergência em Eldorado. Além deste acontecimento, o temporal também provocou queda de árvores, destelhamento de casas, falta de energia e problemas nos serviços de telefonia. Aguinaldo irá se reunir com a Defesa Civil do município, nesta segunda-feira (25), para tratar sobre o assunto.

%d blogueiros gostam disto: