Trabalho das equipes do Alma Pantaneira em 2018 no Pantanal (Foto: Divulgação Instituto Alma Pantaneira)

Médicos do Brasil vão levar assistência às comunidades do Pantanal

Profissionais da saúde percorrerão mais de mil quilômetros pelo Pantanal levando assistência médica, odontológica, veterinária e sanitária nos lugares mais afastados e de difícil acesso. O trabalho faz parte da 10ª edição do  Alma Pantaneira 2021, que será lançada nesta sexta-feira, 22 de outubro, a partir das 17h30, na CASACOR Mato Grosso do Sul, no espaço da 067 Vinhos, uma das empresas patrocinadoras da ação.

O cronograma da expedição inicia-se com a saída dos integrantes no dia 17 de novembro e encerramento previsto para o dia 29 do mesmo mês. Além dos atendimentos que serão prestados pelos profissionais, o grupo também irá distribuir mais de três toneladas de material de higiene pessoal, material escolar, brinquedos, roupas, alimentos, entre outros itens. Também será realizado o plantio de um milhão de sementes de árvores nativas, escolhidas com embasamento técnico para não prejudicar a região, que serão soltas durante o percurso por meio de balões biodegradáveis inflados com gás.

A expedição, que nasceu em 2012, é encabeçada pela organização independente Médicos do Pantanal (MDP), que espera neste ano realizar cerca de três mil atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos. Veterinários também integram a equipe e vão tratar de animais domésticos de pequeno porte, realizando a assistência necessária.

Os profissionais da saúde são de diversos estados do Brasil que, voluntariamente, participam do projeto. A Marinha do Brasil também integra a expedição, cedendo dois caminhões que ajudam no transporte do material e militares que apoiam em toda a parte logística.

“Por dificuldade de acesso ou por morarem muito no interior do Pantanal, os moradores da região dificilmente conseguem atendimento de saúde, nem mesmo quando realmente precisam, sem preocupação com a prevenção de doenças. Tratamos geralmente de pessoas hipertensas, com contusões, artroses, artrites, problemas de visão e dentes, que com o tempo, comprometem muito a saúde das pessoas. Cuidar delas, diagnosticando os problemas e ajudando na prevenção é de extrema importância”, comenta o médico ortopedista Luiz Mikimba, integrante da Expedição.

Além da 067 Vinhos, a Pantanal Trading também está patrocinando a 10ª edição da expedição Alma Pantaneira 2021, ambos empreendimentos dos empresários Alan Oliveira e Gabriela Pache que ressaltam a importância de apoiar ações como esta. “O projeto é muito encantador pelos seus princípios e acreditamos que essa possa ser a missão mais importante, em decorrência de um cenário pós pandemia, onde o número de situações emergenciais triplicou. Estaremos oferecendo nosso apoio de forma a auxiliar esses profissionais a levar assistência necessária as regiões pantaneiras menos favorecidas”, diz Gabriela.

Atrelado ao encontro da Expedição, a 067 Vinhos fará durante o evento, em parceria com a Enos Vinhos de Boutique, o lançamento nacional de um novo produto. Rotulado como Bravura Gran Reserva Marselan, a bebida é uma singela homenagem aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que se dedicam em salvar vidas.

Serviço: Lançamento oficial da expedição Alma Pantaneira 2021
Quando: 22 de outubro
Onde: CASACOR Mato Grosso do Sul – espaço 067 Vinhos
Horário: A partir das 17h30

%d blogueiros gostam disto: