(Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo)

Fim da pandemia pode vir no começo de 2022, informa Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que há “fortes motivos” para se acreditar no fim da pandemia de covid-19 até os primeiros meses de 2022. De acordo com pesquisadores da Fiocruz, os mais recentes dados sobre a evolução da doença no país apontam para o arrefecimento da crise sanitária.

Divulgado na sexta-feira 1°, o boletim mostra que houve redução nos números absolutos de internações (-27,7%) e óbitos (-42,6%), devido aos avanços no processo de imunização, com mais de 234 milhões de doses de vacinas aplicadas (68,2% da população com a primeira dose e 41,6% com o esquema vacinal completo).

Segundo a Fiocruz, a circulação de novas variantes do vírus tem aumentado o número de infecções, mas não necessariamente o número de casos graves, devido à proteção adquirida por grupos populacionais mais vulneráveis vacinados, como idosos e pessoas com doenças crônicas.

Os pesquisadores alertam que “o momento exige cautela para se evitar reveses indesejáveis. O fim da pandemia não representará o fim da ‘convivência’ com a covid-19, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos mais localizados”, informaram.

(com informações de Revista Oeste)

%d blogueiros gostam disto: