Flexibilização faz aumentar números de acidentes e brigas

Campo grande está voltando ao “normal”, isso é muito bom! Porém, alguns reflexos do retorno das atividades públicas presenciais, festas e eventos, com a flexibilização das regras de preveção à Covid-19, já podem ser notados.

Na última semana houve um aumento de mais de 10% no número de pacientes que deram entrada na Santa Casa. As causas foram acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca e também arma de fogo.

Fabiano Cançado, que é coordenador do Núcleo de Regulação da Santa Casa, declarou que após o início das flexibilizações em agosto, começando pela retirada do toque de recolher em Mato Grosso do Sul, os números de atendimentos destes tipos de ocorrências tem crescido a cada fim de semana.

Ele diz que “As pessoas estavam mais reclusas em casa, tinham as recomendações e determinações de horário que não podiam sair, elas não estavam saindo muito, então os casos tinham diminuído. Nos últimos tempos vem aumentando o número desses eventos [acidentes e até mesmo brigas], porque as pessoas voltaram à vida quase que normal, bares e restaurantes, casas noturnas estão abertas quase que sem horário de fechamento, as pessoas voltaram a frequentar esses locais, logo acontecem mais esses eventos (referindo-se aos traumas)”.

A preocupação das autoridades em saúde é que o abuso das pessoas possa, além de superlotar os leitos de hospitais em Mato Grosso do Sul, trazer de volta aumento significativo nos casos de Covid-19, já que a vacina ameniza os efeitos do virus no organimso, mas não impede a contaminação. E com as novas variantes que já circulam pelo estado, a situação pode-se agravar novamente, exigindo que as restrições gerais sejam retomadas.

%d blogueiros gostam disto: