(Foto: Purdue University / John Underwood)

Engenheiros criam tinta que elimina necessidade do ar condicionado

Como a tinta mais branca do planeta pode substituir, ou eliminar de vez o ar condicionado? Essa resposta foi encontrada por pesquisadores norte-americanos.

Xiulin Ruan, professor de Engenharia Mecânica da Purdue University e seus alunos desenvolveram a tinta mais branca já registrada. Ela reflete 98,1% da radiação solar e também emite calor infravermelho. Como ela absorve menos calor do sol do que emite, uma superfície revestida com essa tinta é resfriada abaixo da temperatura ambiente sem consumir energia.

Já a tinta branca típica comum fica mais quente do que mais fria. Ela reflete apenas 80% ou 90% da luz solar e não pode tornar as superfícies mais frias do que o ambiente.

Os pesquisadores fizeram um teste ao ar livre com uma temperatura ambiente de 43 graus Fahrenheit. A tinta baixou a temperatura da amostra em 18 graus. “Isso é mais potente do que os condicionadores de ar usados ​​pela maioria das casas”, disse Ruan.

A Purdue disse que já entrou com pedidos de patente e os pesquisadores estão trabalhando com uma empresa para aumentar a escala da tinta e colocá-la no mercado. Ótima notícia em tempos de energia elétrica tão cara! Que chegue logo ao mercado essa novidade!

(Com informações do Só Notícia Boa/SunnySkyz)

%d blogueiros gostam disto: