Profecia de Sócrates, o Brasileiro

Sócrates cumpriu sua profecia

Esta imagem acima está percorrendo o mundo pela internet. É uma montagem, claro. A frase – ainda não se sabe ao certo se é verdadeira – teria sido dita em 1983 – quase trinta anos atrás, pelo jogador. E, diga-se de passagem, se ele disse isso mesmo, é de arrepiar até o último fio de cabelo.

Sócrates, o filósofo, foi um dos mais importantes atenienses da sua época, um dos fundadores da atual filosofia ocidental. Sócrates, o Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, também fez história. O jogador foi um divisor de águas no futebol tupiniquim. Conseguiu que faxineiros, roupeiros, funcionários, jogadores e diretores do Corinthians participassem de igual para igual das decisões do clube. Também subiu nos palanques políticos em prol das eleições diretas.

Sócrates foi um jogador incomum – usava o calcanhar como ninguém, tinha o porte atlético de um lorde inglês, tinha uma cultura acima do normal para profissionais da sua área e ainda por cima, um diploma de medicina, raro entre boleiros.

E o “Doutor”, até mesmo na sua morte, cumpriu sua suposta profecia – e se foi num domingo de Corinthians campeão. E tenho certeza de que comemorou com nunca, lá do seu trono celestial talvez imaginando que, se ainda estivesse em campo, teria feito um gol de calcanhar, sua marca registrada.

Aqui vai a homenagem de um Palmeirense que se rende a realeza de um corintiano como poucos e de um brasileiro como muitos. Um salve ao Doutor Sócrates!

7 thoughts on “Profecia de Sócrates, o Brasileiro

  • 5 \05\+00:00 dezembro \05\+00:00 2011 em 17:26
    Permalink

    Aqui vai a homenagem de um são paulino que se rende a realeza de um corintiano como poucos e de um brasileiro como muitos. Um salve ao Doutor Sócrates! (cidade, codo- maranhão.)

  • 5 \05\+00:00 dezembro \05\+00:00 2011 em 20:20
    Permalink

    Foi uma grande perda! Sócrates foi um artista da bola e além disso tinha uma grande preocupação social. Vai fazer falta neste mundo chato que está o futebol hoje em dia.

  • 5 \05\+00:00 dezembro \05\+00:00 2011 em 21:30
    Permalink

    Aqui vai uma homenagem de uma torcedora primeiramente do bom futebol e em segundo do meu BAHIAAAAAAAAAAA. Salve salve Doutor Sócrates voce ja faz parte da historia do futebol, ja esta eternizado…..Viva para sempre.

  • 5 \05\+00:00 dezembro \05\+00:00 2011 em 23:15
    Permalink

    Não consegui achar teu blog, mas achei linda tua homenagem.

    • 6 \06\+00:00 dezembro \06\+00:00 2011 em 07:56
      Permalink

      Mas esta mensagem está no meu blog, Fernanda! Rs… Em todo o caso é só ir em http://www.r7.com/ogg. Abraços

  • 6 \06\+00:00 dezembro \06\+00:00 2011 em 00:57
    Permalink

    Esta semana fiquei estarrecido com duas notícias: A 1º foi a entrevista do ex-diretor Global José Bonifácio vulgo “Boni”.Em uma entrevista cheia de deboches e mostrando toda sua arrogância, disse a todos nós; O quanto foi “útil” nas eleições presidenciais de 1989. Já a outra, é muito triste… Morreu o Doutor Sócrates. Fiquei analisando…o quão diferente pode ser um Homem com o “poder” nas mãos. Personalidades tão famosas, que deveriam usar a suas voz em prol de uma sociedade melhor ,mas, tão diferentes foram. Uma lutou contra a Mentira,Capitalismo, Regime Militar e tudo que era Danoso a nossa sociedade. Já o outro no “sub-mundo” fez o inverso, lutou muito, mas a favor das Oligarquias, de um Brasil desigual da Mentira e Engodo. Quanta Diferença. O Doutor, chegou a dizer; “Se o Brasil for do povo, eu não preciso sair do meu país por dinheiro nenhum. Já o debochado, disse:”Enganei os eleitores e poderia ter feito muito pior, mais o CoLLor não quis colocar caspa no paletó”. Um quis fazer um país de todos. Já o outro, deixou o país ser acharcado anos a fio por um Bando de vendilhões do país. Quanta Diferença. Fiquei enojado ao saber que fui manipulado, por pessoas que deveriam informar e não desinformar.
    Vai com D-us Doutor, Magrão ou simplesmente Sócrates o Brasileiro!!!

  • 6 \06\+00:00 dezembro \06\+00:00 2011 em 02:17
    Permalink

    Tão fácil agora dizer que ele disse isso ou aquilo. Há alguma gravação dessa “premonição” dele?

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: